Belo Desfile. Bela Homenagem.

A Escola de Samba Protegidos da Princesa, de Florianópolis, capital de Santa Catarina, homenageou Beto Carrero, levando para a Passarela do Samba Nego Quirido, na madrugada de domingo, dia quinze, o enredo Beto Carrero, o Herói Cavaleiro do Brasil: Uma Arquitetura da Alegria.
A Protegidos passou pela avenida muito linda, com belos carros alegóricos, alas bem posicionadas e com a Bateria Furiosa dando um show.
Começando pela Comissão de Frente, um imprevisto, uma alegoria que seria usada na apresentação apresentou defeito, e teve que ser substituída por outro carro, que trazia objetos de circo, onde os atores realizavam números circenses.
Cinco Carros Alegóricos fizeram o público se encantar com a Princesa. O Abre-Alas trazia dois enormes Tigres de Bengala na sua dianteira, e na traseira um boneco Libanês, acompanhado de construções do Líbano. O segundo carro retratava o Carro de Boi de Alexandre, pai de Beto, conhecido como o Carreiro da região de São José de Rio Preto. Esse trabalho do pai originou o nome artístico de João Batista, o Beto Carrero. A terceira alegoria trazia brinquedos infantis do parque, como o Carrossel e a Ferrovia Dinomagic, o destaque do carro, era nada mais do que Dedé, do Comando Maluco. O quarto carro trazia os shows Monga e África Misteriosa, além da Caverna dos Dinossauros, primatas e animais pré-históricos gigantes se mexiam. A última alegoria trazia Beto Carrero, montado em seu cavalo Faísca, junto com anjos, iluminado o Morro do Mocotó, onde a Escola de Samba foi criada, o carro exaltava sons do chicote de Beto Carrero e do relinchar do Faísca.
As alas vieram graciosas. A Etnias Negdas abriram o desfile após o Carro Abre-Alas, depois veio a ala Coroa Portuguesa, que foram os primeiros a chegarem ao Brasil, a Velha-Guarda veio como Família Real, também de Portugal, logo depois os Sírios Libaneses, de quem Beto Carrero é descendente, atrás, os Mascates, como os Portugueses e Libaneses chamavam os estrangeiros, outra ala foi a Comédia da Arte, a arte de circo que inspirou Beto Carrero a criar seu mundo encantado, a próxima foi a Mazaroppi, astro que Beto ajudou a lançar no mundo artístico, depois disso veio Cantor Sertanejo, profissão de Carrero por algum tempo, depois disso Marketing, pela faculdade de Publicidade que Beto fez, chegou a vez dos Trapalhões na avenida, de quem Carrero foi empresário, logo após a ala Circo, que retratava os seis picadeiros que pertenciam a Beto, agora é vez de Disney aparecer no carnaval brasileiro, está foi a viajem que inspirou Carrero a criar o Beto Carrero World, a Ala das Baianas, representavam a natureza exuberante de Santa Catarina, que Beto quis tanto preservar, agora chegamos ao parque, com as alas Palácio dos Sorvetes a sorveteria, Excalibur, África Misteriosa, Acqua os shows, Raskapuska, Castelo do Terror os brinquedos, Ilha dos Piratas, Aldeia Indígena e Velho Oeste as atrações, por fim, a ala mirim da escola representava a idade da Protegidos, os sessenta anos passados e futuros da Escola Princesa.
Durante o desfile, vários casais de Mestre Sala e Porta-Bandeira agitaram as pessoas. A bateria fantasiada de Zorro abusou das paradinhas e coreografias. Toda folia foi exibida pelas emissoras da RBS TV, afiliada a Rede Globo, e da BV TV, afiliada a Bandeirantes.
Ontem, no dia vinte e quatro de fevereiro, foi divulgada a Escola de Samba campeã do Carnaval 2009 de Florianópolis, na Apuração dos Votos. A Protegidos da Princesa ficou em quarto lugar, a escola que ficou na primeira posição foi a Consulado.